Município fortalece preparação para emergências com criação de comitê intersetorial Data de Publicação: 22 de junho de 2026 Reforçando as ações de prevenção e preparação para situações de risco, a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a 1ª Reunião do Comitê Municipal para Emergências em Saúde Pública e Desastres. A iniciativa representa um importante avanço no planejamento e na articulação entre os diferentes órgãos responsáveis pela proteção da população. Durante o encontro, foi apresentado o Plano Vigidesastres, instrumento que orienta a atuação integrada dos serviços municipais em cenários de emergências em saúde pública, desastres naturais e eventos climáticos extremos. O documento será analisado e adaptado conforme as atribuições e a realidade de cada instituição participante. Participaram representantes da Secretaria Municipal de Saúde, CRAS, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Obras, UPA e SAMU, reforçando o compromisso conjunto com a prevenção, a organização e a resposta rápida diante de possíveis ocorrências. Como encaminhamento, cada instituição elaborará seu Plano de Contingência, definindo responsabilidades, protocolos e fluxos de atuação. Com isso, o município amplia sua capacidade de resposta, fortalece a integração entre os serviços e avança na construção de uma rede mais preparada para proteger a comunidade em situações de emergência.   Anexos