Sábado foi de prevenção para os homens
Data de Publicação: 26 de novembro de 2017
Crédito da Matéria: Castor Becker Júnior
Fotos: Castor Becker Júnior
A manhã de sábado (dia 25) teve auditório lotado no Centro Municipal de Cultura e Eventos, por conta da programação do Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata. A promoção a Secretaria Municipal de Cultura e Eventos teve a palestra do urologista Ivanes Tomazzoni, de Caxias do Sul, além da coleta de sangue para exames de PSA (para prevenção da doença). Mais de 400 pessoas participaram da palestra e em torno de 350 encaminharam o exame de sangue. A abertura foi feita pelo prefeito Fábio Persch, que agradeceu o grande engajamento dos homens e o esforço da equipe da Secretaria pelo sucesso do evento. O encontro teve a presença ainda do vice-prefeito João Weschenfelder.
Para a secretária de Saúde Lilian Juchem, a participação maciça dos homens demonstra o quanto a prevenção é levada a sério a prevenção no município. “Inclusive com a grande participação de idosos, na carona do aumento da expectativa de vida da população”. Os resultados dos exames encaminhados no sábado estarão disponíveis a partir da próxima sexta-feira (dia 1º). “Cada morador poderá retirar o exame no posto de saúde que atende a sua localidade. Assim, quem precisar de uma consulta complementar, já poderá agendá-la em seguida”, completa Lilian.
A exemplo do que havia ocorrido no encontro de mulheres, pelo Outubro Rosa, a ação de prevenção teve foco também sobre o câncer de pele, com a distribuição de tubos de protetor solar.
PALESTRA
Em sua apresentação, Ivanes Tomazzoni falou sobre o que é o câncer de próstata, os fatores de risco, prevenção e tipos de tratamento. De uma forma clara e bastante didática (com muitas ilustrações), ele explicou como funciona o exame de PSA – sigla para prostate-specific antigens, ou antígenos específicos da próstata, em português – e abordou outros tipos de exames solicitados para checar a presença da doença e classificá-la. O médico ainda abordou as alterações que podem ocorrer na próstata não relacionadas com câncer, como a hiperplasia. Ele também explicou os tipos de tratamento para cada estágio do câncer de próstata e enfatizou várias vezes as altas chances de cura quando a doença é detectada em seu estágio inicial.
Tomazzoni elogiou a grande participação de público na palestra de sábado e destacou também a boa participação do público. Ele ainda tirou várias dúvidas de expectadores que foram falar com ele depois da palestra.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS
Anvisa proíbe venda de lotes de fórmulas infantis por risco de contaminação
Município adquire dois novos veículos para reforçar atendimentos da Saúde e Assistência Social
Melhorias nas escolas qualificam ambientes para o retorno às aulas
