Educação fiscal e cidadania foram tema de seminário
Data de Publicação: 5 de abril de 2018
Crédito da Matéria: Castor Becker Júnior
Fotos: Castor Becker Júnior
Professores, alunos de Ensino Médio e autoridades de sete municípios do Vale do Caí participaram na quarta-feira (dia 4) à noite do Seminário de Educação Fiscal, que ocorreu no Centro Municipal de Cultura e Eventos de Bom Princípio. A promoção foi do Grupo de Educação Fiscal do Estado (Gefe) e das prefeituras local e de Feliz, São Vendelino, Tupandi, Linha Nova e Alto Feliz. O público encheu o auditório do Centro de Eventos e o foco foi a educação como ferramenta para estimular a cidadania fiscal.
O auditor fiscal do Estado e coordenador do Gefe, Randal Guimarães, falou sobre a importância dos recursos fiscais, como ajudar a combater a sonegação e a necessidade de se solicitar a nota fiscal para beneficiar o município. Ele também abordou os programas de Integração Tributária (PIT) e o Nota Fiscal Gaúcha (NFG). A palestra teve a participação também da representante da Secretaria de Educação do Estado, Iara Almeida, e contou ainda com a personagem Cigana Paraguaia, que ajudou, de uma maneira irreverente, na dinâmica da apresentação, instigando da plateia perguntas e respostas sobre o tema.
As apresentações tiveram ainda uma mesa redonda com os secretários bom-principienses de Educação, Vanessa Steffen, e de Administração e Finanças, Tiago Backes e professores. Tiago ressaltou a retomada do projeto em 2017 e relembrou o seminário realizado em dezembro, com diretoras das escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental para multiplicar a iniciativa nas escolas.
Já Vanessa relatou as ações feitas a partir de então na rede de ensino local, para provocar jovens a ideia de protagonismo cidadãos. Os professores dos municípios participantes, por sua vez, comentaram suas ações de cidadania nas escolas.
“Quando as pessoas agem apenas pensando em si (esquecendo-se da comunidade), temos uma situação onde o indivíduo é inimigo do cidadão. Cada um tem que ceder um pouco pelo bem comum”, ressaltou Tiago. Aliás, esse foi o foco dos trabalhos: ressaltar o quanto o cidadão precisar ser protagonista das suas ações e ajudar a administração pública.
AUTORIDADES
Logo na abertura do Seminário, o prefeito Fábio Persch destacou a importância do evento, como parte do trabalho que deve mobilizar todos pelo bem do município – e, em última instância, de cada um. Ele agradeceu a presença maciça do público local e dos municípios vizinhos e enfatizou o comprometimento da Prefeitura na otimização da arrecadação e na gestão inteligente dos recursos.
Em seguida, houve a fala ainda do prefeito de Tupandi, Hélio Müller, e o prefeito de Linha Nova, Henrique Petry, também esteve presente. Além dos secretários municipais e outros representantes dos municípios de São Vendelino, Feliz e Alto Feliz.
Veja AQUI as imagens da noite
PRINCIPAIS NOTÍCIAS
Anvisa proíbe venda de lotes de fórmulas infantis por risco de contaminação
Município adquire dois novos veículos para reforçar atendimentos da Saúde e Assistência Social
Melhorias nas escolas qualificam ambientes para o retorno às aulas
