História de EMEI é contada em fatos e fotos
Data de Publicação: 17 de novembro de 2018
Crédito da Matéria: Alex Steffen
Fotos: Alex Steffen
Fonte: Magali Vogel Flach/EMEI Herta Maria
Quando em 1988 foi inaugurada a Escola Municipal de Educação Infantil Herta Maria, não se poderia imaginar que o Morro Tico-Tico, então com poucas famílias, viria a ser tão grande. Muito menos que seria um dos mais populosos bairros de Bom Princípio, formado por filhos da comunidade e um grande número de migrantes que vieram à localidade em busca de emprego e vida digna. Mas, o prefeito de então, José Hilário Junges, teve a percepção de que algo diferente iria ocorrer ali, de tal modo que naquele ano inaugurou uma escolinha infantil, possibilitando aos pais trabalharem, estando, cinco pessoas, responsáveis pelas crianças. Reza a lenda, que nos primeiros dias, os pequeninos, não acostumados com os educadores ficavam com os olhos saltados, observando tudo com atenção redobrada. Não é que, 30 anos depois, no dia 5 de novembro de 2018, a cena voltou a acontecer, mas, agora, com os ex-diretores do educandário.
Neste ano de 2018, a Escola Municipal de Educação Infantil Herta Maria, mais precisamente no dia 14 de Novembro, dias depois das três décadas de fundação, os diretores, dos mais diferentes períodos, foram chamados à escola, com o intuito de partilhar conhecimentos. O prédio, evidentemente, não é o mesmo da fundação, havendo um novo local, mas a história nunca deixará de ser valorizada.
Tal as crianças nos primeiros dias de atividades na EMEI, aquelas que dirigiram a escola, também, estavam com olhos curiosos, observando o que ocorria. Ficaram, em alguns segundos, com os olhos marejados, pois um memorial foi apresentado, com suas imagens, confirmando a importância que tiveram os educadores nestes 30 anos. Foram homenageadas: Maria Isalete Ledur Kaspari, Maria Ivarne Brandt, Ivone Matilde Baumgratz, Neiva Elise Reinehr (Vice-diretora), Mariane Inês Rambo Ledur, Rita Inês Luft (Vice-diretora), Janete Schneider Poersch, sendo atualmente a diretora Magali Vogel Flach e vice-diretora Aline Machado.
“Por isso a homenagem de hoje.... não poderíamos deixar passar em branco e não homenagear quem se dedicou, sofreu e lutou para que tudo estivesse como está hoje. O tempo de gestão de algumas pode ser sido pouco, comparado a outras, mas características comuns de todas estão bem vivas”, destacou a diretora Magali.
As gestoras foram homenageadas pelas crianças e profissionais da escola, onde alguns profissionais foram colegas das antigas dirigentes. Também participaram da homenagem pessoas da comunidade que foram alunos da Emei durante sua infância e que hoje seus filhos fazem parte da nova Emei Herta Maria, simbolizando assim a junção do antigo e do novo.
“Gostaríamos que esta homenagem às direções represente, também, nosso reconhecimento a todos os que trabalharam na entidade, afinal, a construção de uma sociedade se faz pela base, e esta se encontra, essencialmente, na educação”, frisou a secretária de educação Vanessa Fribel de Quadros Steffen.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS
Anvisa proíbe venda de lotes de fórmulas infantis por risco de contaminação
Município adquire dois novos veículos para reforçar atendimentos da Saúde e Assistência Social
Melhorias nas escolas qualificam ambientes para o retorno às aulas
