Grupos de estudos focam alfabetização na primeira infância
Data de Publicação: 18 de março de 2019
Crédito da Matéria: Alex Steffen
Fotos: Alex Steffen
Muitas vezes ouvimos histórias contando de meninos e meninas que com dois ou três anos de idade, antes mesmo de ir às escolas, já sabem ler e escrever. Ouvimos também relatos de outros, que tem dificuldade maior para tal. Isso é algo bastante comum na sociedade em que vivemos, afinal, as individualidades devem ser respeitadas pelos educadores, tendo, cada aluno, o seu tempo para despertar ao mundo das letras.
Tendo em vista qualificar o trabalho de alfabetização, foi criado, em Bom Princípio, o Projeto Alfa. Baseado na primeira letra grega vinculado e o princípio da expressão alfabetizar, é que o projeto Alfa, vem como proposição de melhoria na qualidade de ensino, gerando, no seio escolar, um desejo de atender ainda melhor a demanda dos alunos de jardim de infância até o 3º ano. A Secretaria de Educação está organizando um grupo de estudos com os professores dessas turmas para formar estratégias de atuação mais eficientes. “Com a nova base muda-se os prazos e o professor precisa estar seguro de sua prática para que o aluno tenha sucesso”, pontua a secretária de educação Vanessa Fribel de Quadros Steffen.
Os grupos de estudos têm o nome de Projeto Alfa e buscam uma alfabetização possível que respeite o ritmo de cada faixa etária e cada criança, criando formas de alfabetizar dentro da diversidade.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS
Anvisa proíbe venda de lotes de fórmulas infantis por risco de contaminação
Município adquire dois novos veículos para reforçar atendimentos da Saúde e Assistência Social
Melhorias nas escolas qualificam ambientes para o retorno às aulas
