Alemães prestigiam ensino do seu idioma no Brasil
Data de Publicação: 23 de julho de 2019
Crédito da Matéria: Alex Steffen
Fotos: Alex Steffen
"Realmente nos surpreende ver que há muitas pessoas, em sala de aula, falando entre si no dialeto alemão. E assim deve ser também nas casas, para que nossas raízes não se percam", apontou, de saída, o ex-prefeito de Klüsserath, Norbert Friedrich, em visita a Bom Princípio.
Antes do início da aula de alemão na Escola 12 de Maio, em Bom Princípio, na noite desta segunda, a coordenadora cultural do município, Tânia München Baumgratz apresentou à comitiva alemã, composta por cinco pessoas dentre as quais o ex-futuro-prefeito Friedrich. Isso mesmo, ex-futuro, pois Norbert, que foi prefeito em vários mandatos, voltou a ser eleito recentemente e voltará a prefeitura da cidade irmã de Bom Princípio, em breve.
Segundo o professor Geferson Schmitz, que ministra as aulas de alemão, mais do que o idioma é fundamental a manutenção da cultura. Ele, Schmitz, é também professor de danças, de modo que o idioma apresentado em sala de aula seja embasado também em fatos cotidianos e culturais da Alemanha.
Norbert enalteceu que o trabalho de resgate realizado em Bom Princípio, e que tem uma década, a partir da assinatura do intercâmbio em 2009, é uma possibilidade de aprendizado de parte a parte.
"Vocês aqui usam palavras originais do dialeto alemão que nós não mais usamos. São originais em sua maneira de falar e nos deixa muito felizes ver que isso não se perdeu", pontuou o político que foi o co-autor do projeto em parceria com Bom Princípio.
Os alunos observaram com grande curiosidade o que era relatado e perceberam que, também em suas mãos, está a manutenção da cultura e do saber que transcende os séculos.
As aulas de alemão são semanais e ministradas pelo professor Geferson, sendo custeadas, exclusivamente, pela prefeitura de Bom Princípio em favor da comunidade local.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS
Anvisa proíbe venda de lotes de fórmulas infantis por risco de contaminação
Município adquire dois novos veículos para reforçar atendimentos da Saúde e Assistência Social
Melhorias nas escolas qualificam ambientes para o retorno às aulas
