Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
menu
×
Notícias

Prevenção e respeito em pauta: alunos participam de palestra sobre Bullying e Cyberbullying


Data de Publicação: 5 de junho de 2025



Como lidar com o bullying de forma construtiva e transformadora? Esta foi a proposta da palestra “Enfrentando o Bullying com Empreendedorismo e Protagonismo”, realizada nesta quarta-feira, 4, no Centro de Eventos, reunindo alunos do 5º ao 9º ano das escolas da rede municipal de ensino.

Ministrada pelo psicólogo, consultor e mentor Douglas Pereira (do Sebrae), a atividade buscou mostrar aos jovens caminhos para desenvolverem autoestima, empatia e confiança, utilizando o empreendedorismo como ferramenta de superação e crescimento pessoal.

A assessora de educação especial, Mariéli Rodrigues da Silva Corrêa, apontou como fundamental a iniciativa. “É cada vez mais necessário falar sobre isso, pois a linha entre uma brincadeira e o bullying é muito tênue. Desenvolver um olhar atento e empático para diferenciar estas situações exige um trabalho contínuo com os adolescentes”, reiterou.

Segundo ela, a adolescência é uma fase decisiva para a construção da personalidade, e episódios de bullying podem deixar marcas profundas. “Com a internet, surgem novas possibilidades, mas também muitos riscos. Este espaço, onde os adolescentes passam boa parte do dia, não é isento de regras e precisa ser compreendido com atenção”, complementou.

Para Daiane Maldaner, professora e coordenadora das atividades do contraturno escolar, a palestra foi extremamente relevante. “O evento tratou de uma prática recorrente em nossa sociedade, que causa dor e adoecimento. A discussão trouxe clareza ao tema, destacando a importância de cada um assumir um papel ativo na prevenção do bullying”, afirmou.

Ela disse que o incentivo ao protagonismo e à responsabilidade individual é essencial para a construção de uma sociedade mais fraterna, justa e saudável. “Todos nós devemos reconhecer e coibir atitudes que geram exclusão e sofrimento. Foi uma experiência enriquecedora para todos”, destacou.

 

© Copyright 2025 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Bom Princípio/RS

topo