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Data de Publicação: 12 de junho de 2025
Na última semana, a educação infantil dos municípios de Bom Princípio, São Vendelino e Alto Feliz celebrou um marco importante: o encerramento do Curso LEEI – Linguagem Escrita na Educação Infantil. Um programa de formação continuada que ao longo de um ano promoveu encontros formativos e transformadores com educadoras da rede municipal.
Coordenado pela professora articuladora Letícia Oliveira, que atua como formadora municipal nos três município, o curso teve como objetivo central apoiar, teoricamente e metodologicamente, os professores no desenvolvimento de práticas pedagógicas, que ampliem as experiências das crianças com a linguagem escrita desde os primeiros anos.
Com uma proposta pautada na escuta, na construção coletiva e na valorização das práticas já realizadas em sala de aula, os encontros formativos foram momentos de troca, reflexão e inspiração. Cada encontro buscou articular os saberes docentes com conceitos da pedagogia contemporânea, reconhecendo e legitimando o trabalho das professoras como potente, criativo e profundamente significativo.
"Cada formação foi pensada com leveza e profundidade, trazendo práticas acessíveis e encantadoras para fortalecer a oralidade, a leitura e a escrita na infância", destacou a a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Gabriela Bueno da Cruz.
Literatura Afro e Indígena em pauta
O encerramento do curso contou com um momento especial e simbólico: o Seminário de Incentivo à Literatura Afro e Indígena, com a presença da escritora e professora Maíra Suertegaray. A convidada compartilhou sua trajetória, apresentou suas obras e trouxe uma reflexão sensível sobre a diversidade cultural desde a infância.
Durante o seminário, as educadoras puderam conhecer, manusear e explorar os livros da autora, além de discutir formas de integrar estas propostas no cotidiano pedagógico. A vivência contribuiu para ampliar o repertório literário e pedagógico, reforçando a importância de uma literatura que represente e valorize todas as infâncias.
“A valorização e o respeito a todas as culturas devem ser cultivados desde os primeiros anos. A literatura é uma ferramenta potente para isso”, ressaltou Gabriela.
Um ciclo que se encerra, sementes que permanecem
Mais do que um curso, o LEEI foi um espaço de fortalecimento da prática docente. Neste período, temas como mediação de leitura, desenvolvimento da linguagem escrita na infância, planejamento com intencionalidade e escuta sensível foram aprofundados em rodas de conversa e oficinas práticas.
“Este movimento de escuta, reconhecimento e construção coletiva reafirma a importância do LEEI como um programa que valoriza a prática docente, promove o conhecimento partilhado e reafirma o papel essencial da Educação Infantil na formação de ‘leitores’ críticos, sensíveis e respeitosos com as diferenças”, destacou a professora articuladora Letícia Oliveira.
A formação também reafirmou o compromisso das redes municipais com uma educação infantil de qualidade, comprometida com a infância real e plural. O encerramento celebra o fim de um ciclo, mas também o início de muitos outros: com novas ideias, novos olhares e práticas ainda mais potentes em sala de aula.
“Parabenizamos todas as educadoras que participaram com tanta entrega, curiosidade e afeto. O LEEI deixa sementes que certamente continuarão florescendo”, ressaltou a coordenadora Gabriela.