Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de Publicação: 5 de agosto de 2025
Escolas de educação infantil estão recebendo importantes melhorias em seus espaços físicos. As intervenções atendem a demandas específicas de cada unidade, garantindo mais conforto, segurança e funcionalidade no dia a dia escolar. Entre os serviços realizados estão obras de drenagem, reformas em áreas externas, instalação de calhas, ajustes em acessibilidade e preparação de espaços para novos projetos, como hortas escolares.
Os trabalhos são realizados pela Secretaria de Obras, por meio de recursos da Secretaria da Educação, Cultura e Desporto, com apoio das direções e das Associações Circulo de Pais e Mestres (ACPM) de cada educandário. Pelas iniciativas, se fortalece a parceria entre diferentes setores para valorizar o ambiente escolar desde os primeiros anos de ensino.
EMEI Branca de Neve
Na EMEI Branca de Neve, foram realizados serviços para resolver problemas de infiltração causados pela água da chuva que caía com força diretamente sobre o telhado de cerâmica da parte superior da escola. A instalação de novas calhas corrige o problema, evitando danos futuros à estrutura.
EMEI Mãe de Deus
Em Nova Colúmbia, na Emei Mãe de Deus, foi feita a remoção do piso existente (PVS) e a execução de um novo contrapiso na área externa. A diretora da escola, Marina Winter Ruedell, informou que ainda no mês de agosto, será realizada a colocação de piso emborrachado, ou de grama sintética - investimento que será custeado com recursos da ACPM.
Além disso, outras melhorias foram realizadas, como a instalação de um novo bebedouro, a poda de árvores no pátio e demais serviços pontuais, como a troca de fechaduras e a retirada de móveis antigos.
EMEI Anjo da Guarda passa por reforma e melhorias estruturais
A EMEI Anjo da Guarda recebeu uma série de intervenções estruturais, com destaque para a pintura externa completa. Além disso, o refeitório apresentava infiltrações e mofo, causados por falhas na descida das calhas. Após a correção e ampliação das calhas, o problema foi solucionado, permitindo a manutenção e pintura definitivas.
Além disso, a pequena divisória que dividia o refeitório foi substituída por uma parede (com chapa compensada) proporcionando maior isolamento acústico. A medida trouxe conforto para os momentos de descanso das crianças, reduzindo ruídos indesejados das salas próximas. A manutenção ainda incluiu reparos simples, como troca de fechaduras, que são fundamentais para garantir a segurança e o bom funcionamento da estrutura escolar.
CADE também é contemplado
No Centro de Atenção e Desenvolvimento Educacional (CADE), no Morro Tico-Tico, várias melhorias também foram realizadas. As intervenções ocorreram com o apoio da Secretaria de Obras, visando aprimorar a infraestrutura e oferecer mais conforto e segurança para as crianças e toda a equipe escolar.
Entre os destaques está a elevação da viga no portão de entrada, acompanhada da construção de uma rampa. Trata-se de uma solução importante para evitar o acúmulo de água da chuva, que antes escoava diretamente do asfalto para o pátio da escola.
Além disso, foi executado um trabalho completo de drenagem, com a instalação de canos para garantir o escoamento adequado da água. Esta ação tem contribuído para preservar o espaço externo e evitar transtornos em dias chuvosos.
Outras melhorias incluíram a reforma dos bancos e a construção de um canteiro para o cultivo de uma horta, iniciativa que alia infraestrutura e educação ambiental.