Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Arte que cura: projeto une cultura e saúde mental como instrumento de acolhimento


Secretarias: Saúde
Data de Publicação: 20 de agosto de 2025

Conscientizar sobre a importância da saúde mental, utilizando a arte como ferramenta de expressão, acolhimento e transformação social. Esta é a proposta do projeto “Onde há arte, há saúde mental”. A iniciativa é da Saúde Mental - da Secretaria da Saúde e Assistência Social - com apoio do departamento de cultura e consiste em realizar visitas a grupos culturais para dialogar sobre saúde mental, quebrar estigmas e fomentar o autocuidado.

A proposta busca unir a força da arte, que sensibiliza e conecta, com informações e práticas que fortalecem o bem-estar emocional. Durante as visitas, os participantes terão a oportunidade de expressar suas emoções e experiências por meio de diversas formas artísticas, como música e dança. “Estas atividades proporcionam um espaço seguro para a reflexão e o diálogo sobre temas relacionados à saúde mental. Não se trata apenas de um trabalho de atendimento, mas de prevenção em saúde mental”, destaca a psicóloga e coordenadora da Saúde Mental Daroixa Luft.

Além disso, o projeto desafia os grupos culturais a desenvolverem, durante o mês de setembro, ações voltadas à saúde mental, alinhadas à programação do Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio. “Estas ações visam valorizar a vida por meio da arte, promovendo a reflexão e o cuidado emocional nas comunidades”, conta.

A iniciativa destaca a importância da arte como aliada na promoção da saúde mental, reconhecendo seu potencial terapêutico e transformador. Ao integrar cultura e cuidado emocional, o projeto contribui para a construção de ambientes mais acolhedores e conscientes acerca da saúde mental.

 

© Copyright 2025 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Bom Principio/RS