Caminhada do Moranguinho reúne alegria, natureza e sabor em manhã ensolarada
Secretarias: Educação, Cultura e Desporto
Data de Publicação: 17 de setembro de 2025
Fotos: Gui Birck/Diego Hünning
Programação realizada dentro da Festa Mais Gostosa do País atraiu 190 pessoas para uma caminhada leve e muito elogiada. Iniciativa mais uma vez comprovou que saúde, natureza e bem‑estar caminham juntos
Na manhã deste domingo, a programação da 21ª Festa Nacional do Moranguinho ganhou um brilho especial com a caminhada. A iniciativa atraiu 190 participantes dispostos a aproveitar cada passo. O clima agradável, com sol, foi convite perfeito para sair de casa e viver a experiência.
Partindo de um trajeto leve e estimulante, o grupo percorreu 11,3 km pelo município, imerso em paisagens naturais que encantavam a cada curva: árvores, campos, o verde que abraça Bom Princípio, e o ar fresco que revitaliza a alma. A disposição e a alegria estavam no rosto de cada pessoa, desde os mais experientes até os que participavam pela primeira vez.
Para garantir conforto ao longo do percurso e para repor as energias dos participantes, a caminhada contou com diferentes pontos de apoio, com distribuição de água e frutas. Um dos pontos, inclusive, foi na propriedade rural de Vilson Brandt, onde os participantes tiveram a oportunidade de ver de perto a produção de morango da família.
E para coroar a caminhada, a chegada foi celebrada em frente ao Morangão, com algo doce e simbólico: uma trufa de morango entregue a cada participante, marca doce do esforço e também do espírito comunitário do evento. O evento foi organizado pela Prefeitura de Bom Princípio em parceria com o SESC São Leopoldo, com apoio da Proarte.
Uma caminha bem-sucedida
A organizadora da caminhada e coordenadora das oficinas do município, Eduarda Hofsetz avaliou de forma muito positiva a iniciativa. “Foi simplesmente gratificante ver, no olhar de cada participante, a felicidade de estar vivendo este momento: cuidando da saúde, do bem‑estar físico e também da mente”, relatou.
Segundo ela, o dia colaborou em todos os sentidos: o sol brilhou com leveza, garantindo um clima agradável, que tornou o evento especial, leve e prazeroso. De acordo com ela, os participantes elogiaram cada trecho da rota, cada paisagem. “Tudo foi preparado com carinho — para ser acessível e tranquilo, visualmente incrível. A natureza fez sua parte com maestria, e nós apenas nos deixamos levar por ela”, disse.
Ela também ressaltou a receptividade do agricultor Vilson Brandt, por abrir as plantações de morango para visita. “Um lugar lindo, cuidado com dedicação e amor, que representa o orgulho do trabalho dos agricultores do nosso município”, ressaltou.
“Me sinto muito feliz e grata por tudo ter acontecido conforme planejamos, desde o início, cada detalhe foi pensado com zelo, e ver tudo isso ganhando vida, de forma tão leve e positiva, é uma recompensa enorme”, enfatizou, agradecendo a participação dos caminhantes. “Estou pronta para novas edições, quem sabe com novidades, mas sempre promovendo momentos de saúde, bem-estar e conexão! Nos vemos na próxima caminhada”, destacou.
Quem também fez uma avaliação positiva da caminhada é Jeóvio Dresch, do CMD. Ele disse que ficou satisfeito com a grande participação, não só de moradores, mas de pessoas de muitas cidades vizinhas — algo que valorizou ainda mais o evento.
Conforme destacou, o trajeto, que foi motivo de muitos elogios, incluiu tanto a área urbana quanto a zona rural, permitindo belas paisagens e contato com a natureza. Outro destaque, segundo ele, foi o ponto de hidratação na propriedade rural. “Os participantes tiveram a oportunidade de visitar as estufas de morango, onde puderam ver de perto o manejo e a produção das frutas, o que foi uma experiência que marcou muita gente,” afirmou.
Conversando com muitos participantes ele ouviu elogios: todos disseram que apreciaram a rota, destacaram os cenários, a organização e pediram por mais caminhadas por lugares de Bom Princípio. Este feedback, para Jeóvio, mostra que o evento atingiu seus objetivos de unir comunidade, proporcionar bem‑estar e promover turismo local.
Participantes destacam leveza, paisagem e estrutura na caminhada
Os participantes da Caminhada do Moranguinho encerraram o percurso contagiados pelo entusiasmo. Todos elogiaram muito a experiência, destacando organização, paisagens e a sensação de bem‑estar.
Amigos de Caxias do Sul voltaram para casa com impressões muito positivas. Cátia Arcaro, Elisângela Francisquetti, Lincon Martini e Guilherme Rossato disseram que acharam o percurso ótimo e tranquilo, ressaltando que foi uma oportunidade de conhecer melhor o município e ver de perto como funcionam as plantações de morango. Eles elogiaram tanto a rota quanto a estrutura e o clima proporcionado.
Paulo Rogério Machado e Clademir Roberto Dinsmann, de Novo Hamburgo, manifestaram satisfação com o evento. Segundo eles, a caminhada foi ótima e superou as expectativas, especialmente pelo trecho do interior do município, que consideraram ‘muito bacana’.
Ivani e Carlos Lima, casal de Canoas, disseram que foram agradavelmente surpreendidos: o trajeto foi leve, tranquilo e muito bem organizado. Paula Both e Ketlin Elisa Both, de Salvador do Sul, disseram ter gostado muito também. Elas destacaram que o trajeto foi muito agradável, e que o clima colaborou bastante para uma experiência tranquila.
Jalina Xavier, de Caxias do Sul, descreveu a caminhada como muito boa e classificou a iniciativa como uma ideia inovadora. Ela participou acompanhada de uma amiga, que também fez elogios calorosos à experiência.
https://drive.google.com/drive/folders/1be4B4RXRYIXiAfl6O7TYzXapotfKXQxd