Natal de Sonhos e Fé transforma o fim de semana em um grande espetáculo de cultura, emoção e união
Secretarias: Educação, Cultura e Desporto
Data de Publicação: 15 de dezembro de 2025
Bom Princípio viveu um fim de semana especial, marcado por encontros, sorrisos e muita emoção. A programação do Natal de Sonhos e Fé reuniu famílias, valorizou talentos locais e regionais e proporcionou cultura, música e arte, fortalecendo o espírito natalino e o sentimento de pertencimento da comunidade bom-principiense.
Os recursos destinados à realização do evento são provenientes de financiamento pelo FAC Cultura e Lei Rouanet. A promoção da programação é da ACI, com apoio da Prefeitura.
✨ Sexta-feira para ficar na memória ✨
A sexta-feira foi marcada por um espetáculo à parte com a chegada da Caravana Natalina – “O Sul Te Espera”, que encantou crianças e adultos. Após percorrer ruas do Centro, a Caravana chegou em frente ao Morangão trazendo luzes, cores e emoção, transformando o espaço em um verdadeiro cenário natalino.
Com personagens cheios de carisma e apresentações artísticas envolventes, o público pôde vivenciar de perto o clima festivo do evento, embalar-se com o melhor das músicas de Natal com o grupo Alma Gaudéria e aproveitar cada momento com muitos sorrisos e registros.
A programação do Natal de Sonhos e Fé seguiu valorizando os talentos do município, com apresentações de gaita e violão, capoeira e a participação especial do CTG Porteira Aberta, levando ainda mais cultura, tradição e emoção ao público presente.
✨ Sábado de encanto e magia no Mirante ✨
A noite de sábado foi marcada por um clima especial de encanto, emoção e celebração no Natal de Sonhos e Fé. Famílias reunidas e a magia do Natal no ar deram o tom de mais um momento especial vivido pela comunidade bom-principiense.
Os talentos locais abriram a programação com belas apresentações de gaita, encantando o público e valorizando a tradição da nossa terra. No palco, todo o talento de Manuela Ledur, Matheus Angst e Bruna Weschenfelder, que arrancaram muitos aplausos da plateia, além de encher os familiares de orgulho.
Na sequência, o talento e carisma de Wilson Paim tomaram conta do palco. A cada música, o artista deixou uma mensagem para a vida, tocando corações e criando laços de emoção e conexão com o público. Como forma de agradecimento, o prefeito Vasco Brandt e a primeira-dama, Letícia Chassot, entregaram um Papai Noel confeccionado por alunos do Senai.
Para coroar esta noite especial, a alegria e a euforia da criançada tomaram conta do espaço com a chegada do Papai Noel. Ele distribuiu abraços, colo, sorrisos e presentes, espalhando ainda mais magia, carinho e esperança pelo ar.
Atenção, famílias
Quem ainda não retirou o seu pacotinho de Natal pode fazê-lo na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo (SMECDT). A entrega acontece de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h30, e na sexta-feira, das 7h às 13h.
🎭 Domingo de teatro, emoção e aplausos 🎭
A noite de domingo foi dedicada à arte e à emoção, com a realização da 1ª Mostra de Teatro de Bom Princípio, no Centro de Cultura e Eventos Pietro e Lorenzo Dessotti. O palco ganhou vida com artistas de todas as idades — crianças, adolescentes, jovens, adultos e a melhor idade — que encantaram o público com apresentações cheias de alegria, entusiasmo e sensibilidade.
Cada cena foi recebida com muitos aplausos e vibração da plateia, transformando o espetáculo em um verdadeiro encontro de gerações. A mostra reuniu dois grupos convidados de Feliz: Catarse | Núcleo de Aperfeiçoamento e Arteiros da Capital, além do grupo anfitrião Maturidade em Ação, todos sob a orientação do professor e diretor de teatro André Assmann.
O público se encantou com os espetáculos “O Julgamento de Alice (Catarse)”, “A Lição dos Brinquedos” (Arteiros da Capital) e “Branca de Neve e os Sete Anões” (Maturidade em Ação). Foi uma noite que emocionou, arrancou sorrisos e foi retribuída com aplausos calorosos do início ao fim.
Teatro, cuidado e bem-estar na melhor idade
A secretária de Saúde e Assistência Social, Rejane Schlindwein Eglior, prestigiou a 1ª Mostra de Teatro de Bom Princípio. Ao final do evento, ela falou ao público, destacando a importância da arte como ferramenta de cuidado, convivência e promoção da saúde.
Em sua manifestação, a secretária ressaltou que a realização da Mostra reforça o quanto é fundamental que a gestão pública esteja atenta a novas perspectivas e ao fomento de ações que promovam acolhimento às necessidades da população com mais de 50 anos. Ela destacou que, com o aumento da expectativa de vida, as pessoas avançam na idade com mais saúde e vitalidade, tornando espaços como esse cada vez mais necessários e essenciais para apoiar os processos de saúde mental e física.
Rejane também enfatizou que o teatro sempre foi — e continuará sendo — um importante momento de convívio social e reflexão sobre os diferentes contextos da vida. “A arte permite o contato com sentimentos, como alegria, melancolia, amor, perdas e desafios, despertando a sensibilidade e estimulando a reflexão, além de favorecer o aprimoramento da interação entre atores e plateia”, destacou.
Em nome da Prefeitura Municipal de Bom Princípio e da Secretaria de Saúde e Assistência Social, a secretária agradeceu a todos os envolvidos e destacou que o município dispõe de um espaço cultural maravilhoso, construído com o propósito de aproximar a arte dos munícipes e também de acolher todos aqueles que desejam participar e prestigiar as atividades culturais.
A secretária Rejane ainda deixou um convite especial para que mais pessoas se envolvam com o teatro, especialmente o público acima dos 50 anos. Ela lembrou que, apesar de ainda existir certa resistência, especialmente por parte de alguns homens, o teatro é um espaço de alegria, descontração, expressão e convivência — um trabalho que expande a alma e contribui diretamente para a qualidade de vida.
Teatro que transforma
A Mostra de Teatro também teve um importante cunho social. Como forma de ingresso, o público foi convidado a doar um quilo de alimento não perecível, o que resultou na arrecadação de aproximadamente 100 quilos de alimentos. Os itens serão destinados às famílias em situação de vulnerabilidade social do município, atendidas pelos serviços da Assistência Social, reforçando o espírito de solidariedade e cuidado com o próximo.
Teatro que envolve, emociona e cumpre sua missão
Para o professor e diretor André Assmann, que esteve à frente da direção das três peças apresentadas na Mostra de Teatro, o retorno do público após os espetáculos foi um dos momentos mais marcantes da noite. Segundo ele, é possível perceber claramente a forma como as pessoas se colocam presentes e “dentro” do espetáculo, participando ativamente, reagindo, aplaudindo em cena aberta — algo extremamente gratificante para quem está no palco.
Ele também destaca que os comentários ouvidos ainda durante as apresentações, as reações espontâneas da plateia e a repercussão do que é apresentado reforçam um sentimento profundo de gratidão. “Fica também a sensação de dever cumprido, pois este envolvimento do público só acontece graças a muito empenho antes do espetáculo chegar ao palco: aulas, ensaios, ensaios extras e toda uma preparação cuidadosa, que são basilares e estruturantes para que se chegue a um verdadeiro momento de catarse”, avalia.
O diretor explica que o termo “catarse”, bastante utilizado no teatro e que inclusive nomeia um dos grupos, representa esta descarga de emoção e adrenalina vivida tanto por quem está em cena quanto por quem assiste. “Independentemente da emoção despertada — alegria, reflexão ou comoção —, o público entra na história que está sendo contada e vive “Esta é a essência e a função do teatro: provocar, trazer as emoções humanas para o palco e convidar o público a refletir sobre elas, sobre sua própria forma de se colocar diante das situações da vida e de contextos que, muitas vezes, são semelhantes aos apresentados em cena”, complementa.
