Projetos escolares são premiados em Porto Alegre
Secretarias: Educação, Cultura e Desporto
Data de Publicação: 18 de dezembro de 2025
Bom-principienses foram destaque no IV Salão de Iniciação Científica (SIC), da Prefeitura de Porto Alegre, realizado no Instituto Caldeira. O município conquistou premiações que reconhecem o talento, a dedicação e o protagonismo dos estudantes.
A Escola Santa Teresinha do Forromeco conquistou o 2º lugar na Categoria 4 com o projeto “Cardápio de hoje: Microplásticos! – Fase 4”. Já a EMEF São Marcos recebeu destaque na categoria Educação Especial com o projeto “Zerando com o Preconceito – Fase II: Jogando pela igualdade de gênero”, evidenciando a relevância social e educacional da pesquisa desenvolvida pelos estudantes.
Além das premiações, o município esteve representado por outros dois projetos. Pela rede municipal: a EMEF José de Anchieta, com o projeto “Ao dançar dá para se curar?”, e a EMEF 12 de Maio, com o trabalho “A influência das telas nos Anos Iniciais escolares”.
Os trabalhos abordaram temas atuais e relevantes, demonstrando o engajamento dos estudantes na investigação científica, na reflexão crítica e na construção do conhecimento.
A participação no Salão de Iniciação Científica reforça a importância de fomentar a pesquisa nas escolas, com o incentivo dos professores e o apoio do município. A iniciativa valoriza o protagonismo estudantil e amplia horizontes em um espaço reconhecido de inovação e aprendizado.
A Prefeitura de Bom Princípio celebra os resultados e o protagonismo dos estudantes, reforçando o compromisso com a educação e o incentivo à pesquisa. Para o coordenador dos anos finais, Angelo de Freitas acompanhar este desempenho é motivo de muito orgulho. “Este reconhecimento reflete um trabalho contínuo de incentivo ao pensamento crítico e à inovação dentro das nossas escolas. Quando a gestão oferece suporte e acredita no potencial dos jovens, o município se torna naturalmente uma referência em educação. Ver nossos estudantes premiados e reconhecidos confirma que estamos no caminho certo, investindo no conhecimento como motor de transformação e no futuro de Bom Princípio”, enfatiza.
