EMEI's voltam dia 21 de janeiro
Data de Publicação: 14 de janeiro de 2019
Em uma semana inicia o ano letivo nas Escolas Municipal de Educação Infantil (popularmente chamadas de creches). De acordo com a secretaria municipal de Educação, os pequenos voltam às EMEI’s a partir do dia 21 de janeiro. As mudanças previstas, com a passagem do Jardim B, para as escolas de ensino fundamental, se darão a partir do começo de março, assim, estas alterações serão feitas de maneira gradual.
De acordo com a secretária de educação Vanessa Fribel de Quadros Steffen, em primeiro momento é feita a adaptação dos alunos à EMEI, para depois, gradualmente, serem chamados os que ocuparão as novas vagas abertas. A expectativa é que, a partir de março, com a passagem do Jardim B para as escolas de ensino fundamental, se consigo algumas dezenas de vagas para o berçário e o maternal, suprindo a demanda hoje existente.
“Recebemos uma grande fila de espera nas EMEI’s e estamos reduzindo as mesmas, ano a ano, havendo possibilidade de, em 2019, praticamente zerar as mesmas com as readequações de turmas”, cita Vanessa.
O prefeito Fábio Persch ressalta a importância de haver paciência por parte da comunidade, nas primeiras semanas, até que tudo esteja a contento. “Vamos passando, também, os alunos do Jardim B, para as escolas, o que requer também um período de adaptação. Vimos algo assim na Alemanha, onde estivemos, e sabemos que o convívio com faixa etária semelhante a sua é excelente para aqueles com cinco anos ou aproximadamente isso”, citou o prefeito Fábio Persch.
O atendimento do Jardim B, assim como vinha ocorrendo nas EMEI's, agora nas EMEF's será em tempo integral, portanto nos turnos da manhã e tarde, atendendo estas crianças conforme a demanda.
Ano letivo das escolas
O ensino fundamental em nível municipal voltará a ter aulas em 26 de fevereiro, mas, os professores, começam a sua preparação antes disso, de modo que tenham possibilidade de se qualificarem ainda mais para o ano letivo que principia.
Segundo Vanessa Steffen, secretária da educação, é de fundamental importância que os professores estejam qualificados para enfrentarem as mudanças rotineiras nas escolas, afinal, a educação não é uma tarefa simples e imutável. Todos os dias há, para professores e alunos, novidades, sendo necessária a adaptação a cada realidade que se apresente, formando os estudantes para a vida, e não apenas para obterem a aprovação ao final do ano.
“Temos que pensar, primeiramente, na questão humana, com o desenvolvimento do ser humano, pois a sociedade fora das escolas é diferente do que se encontra nas salas de aula de forma tradicional. Temos que adaptar as nossas escolas à realidade social, estando os alunos prontos para o que for necessário nos dias futuros”, pontuou Vanessa, ao final.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS
Anvisa proíbe venda de lotes de fórmulas infantis por risco de contaminação
Município adquire dois novos veículos para reforçar atendimentos da Saúde e Assistência Social
Melhorias nas escolas qualificam ambientes para o retorno às aulas
