Incentivo aos produtores rurais é pautado
Data de Publicação: 21 de janeiro de 2019
Crédito da Matéria: Alex Steffen
Fotos: Alex Steffen
A reciprocidade da municipalidade para com os empreendedores rurais parece ser uma motivação extra para que novos projetos de integrados sejam criados em Bom Princípio.
Em lei aprovada pelo legislativo e proposta pelo executivo, os novos empreendimentos rurais de Bom Princípio passam a ter retorno a partir dos ICMS gerado, durante 10 anos. De acordo com o prefeito, por exemplo, os novos aviários, terão retorno, por uma década, de todo o retorno que derem para o município. Não se trata de uma renúncia de receita do município, mas uma maneira de fomentar o setor. “O retorno do ICMS não se dá sobre a propriedade como um todo, mas, nos novos empreendimentos. Acreditamos na força do nosso produtor rural e na seriedade do mesmo, assim, justifica-se o incentivo a longo prazo”, destaca o vice-prefeito Joãozinho Weschenfelder.
O vice-prefeito, juntamente com o prefeito, esteve reunido com produtores na manhã desta segunda, dia 21, ficando claro que os agricultores estão empolgados com as novas medidas. Segundo o empreendedor rural Lúcio Alles, que foi secretário da agricultura há muitos anos, ações como esta são um incentivo continuado para o setor, devendo trazer ainda mais investidores para Bom Princípio.
A geração deste círculo virtuoso, aos olhos do prefeito Fábio Persch, é a certeza de que haverá mais investimento rural, minimizando o êxodo do campo e, até, invertendo o fato, fazendo com que pessoas, com vocação rural, deixem as cidades e retornem à agricultura. “Sabemos que cada pessoa tem a sua vocação empreendedora, nem todos podem ou querem trabalhar na agricultura, mas os que quiserem, podem contar com o nosso apoio, agora, embasado em lei”, menciona o prefeito Fábio Persch.
Também o presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais, Pedro Paulo Schmitz, participou da reunião, recebendo informações da secretaria da fazenda local sobre o procedimento do retorno do ICMS. Hipoteticamente falando, uma propriedade, que a partir do novo empreendimento gerar R$ 10 mil de ICMS para a prefeitura, terá o retorno financeiro de R$ 5 mil.
Devemos considerar ainda que, além deste projeto, os agricultores recebem ainda outros benefícios, como terraplenagem e auxílios em insumos, tudo, devidamente, embasado em leis.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS
Anvisa proíbe venda de lotes de fórmulas infantis por risco de contaminação
Município adquire dois novos veículos para reforçar atendimentos da Saúde e Assistência Social
Melhorias nas escolas qualificam ambientes para o retorno às aulas
