Oficina de fotografia muda foco dos alunos
Data de Publicação: 2 de abril de 2019
Crédito da Matéria: Alex Steffen
Fotos: Alex Steffen
Aquela história de sentar em uma cadeira, por detrás da mesa, e ver o professor, com autoridade de ser superior, colocar matérias e mais matérias no quadro vem, gradualmente, perdendo espaço nos melhores educandários. E isso pode ser percebido nas escolas municipais de Bom Princípio, por exemplo, ampliando-se o universo dos alunos de modo que tenham uma visão multicultural da vida.
Assim, há algumas semanas, a fotógrafa renomada Cristine Welter Schmitz, de Feliz, foi convidada a ministrar uma oficina de fotografia para os alunos das séries finais da Escola Municipal de Ensino Fundamental 12 de Maio.
“Achei muito interessante a oportunidade de apresentar aos alunos um universo diferente, lamento que o tempo passou tão rápido”, destacou a fotógrafa.
Os alunos perceberam que não se trata apenas de acionar a câmera de um celular ou clicar, usando filtros, para obter belas imagens. Fotografar, conforme Cristine, é muito mais do que fazer selfie ou dar cliques. Segundo ela, é captar as emoções de cada momento. Desta forma, trouxe à sala de aula câmeras das mais diferentes épocas explicando a relação de luz, de velocidade do obturador e outras regulagens da câmera.
O advento da fotografia digital pode até dar a falsa impressão de que fotografar é fácil, mas ainda é preciso sensibilidade humana e perfeição na hora de fazer uma bela foto. A profissão do fotógrafo profissional pode, até, ter perdido rentabilidade com a chegada dos celulares com alta resolução, mas com a reinvenção da arte de fotografar, nos dias de hoje, eles, ainda são fundamentais quando o quesito é fotografia artística. Com palavra antiga poderíamos dizer que a arte de fotografar e tantas outras jamais serão démodé, serão, sim, cult e vintage, nunca saindo de moda.
Abrindo, o leque multiculti da formação, a escola permite que se ganhe novas óticas de vida, estando os alunos cientes de que, por mais simples que pareça uma profissão, ela tem as suas nuances e requer muita seriedade e profissionalismo.
“Vibramos com as oportunidades que nossos alunos têm, afinal, a escola é um local de formação ampla e que conduz à vida”, destaca a secretária de educação Vanessa Fribel de Quadros Steffen.
Sob a coordenação da professora Patrícia, que é conselheira da turma 83, a fotógrafa pode trazer, aos alunos um novo "velho" mundo. Depois de entenderem que fotografar é escrever com luz, captando com sensibilidade o que está à frente das lentes, os alunos podem conhecer algo mais da arte de imortalizar momentos.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS
Anvisa proíbe venda de lotes de fórmulas infantis por risco de contaminação
Município adquire dois novos veículos para reforçar atendimentos da Saúde e Assistência Social
Melhorias nas escolas qualificam ambientes para o retorno às aulas
