Combate a dengue é responsabilidade de todos
Data de Publicação: 12 de abril de 2019
Crédito da Matéria: Alex Steffen
Fotos: Alex Steffen
Há tempos que o combate à dengue é uma prioridade nacional, mas no Rio Grande do Sul o problema não era tão grave quanto em 2019. Os focos de aedes aegypti aumentaram em todo o Estado tendo, inclusive, no Vale do Caí. Assim, a fiscalização foi intensificada.
Cabe ao município, através da secretaria da saúde, intensificar a fiscalização, o que está ocorrendo, vistoriando terrenos baldios, cemitérios e outros. Mas, também o munícipe é responsável pelo que ocorre à sua volta, devendo colaborar com a questão de saúde pública.
Segundo a secretária municipal da saúde, Lilian Juchem, o trabalho da equipe é levado a sério, havendo vários momentos em que as pessoas vão a campo no combate à larva. “Não depende apenas de nós, como de cada cidadão. Recomenda-se que, sempre, seja utilizado repelente e utensílios eletrônicos, afastando os mosquitos e evitando que haja risco de proliferar uma grave doença”, destaca Lilian. De acordo com a secretária as medidas de precaução são tão ou mais importantes que as ações curativas. “Quando se evita um foco do mosquito, reduz-se, quase a zero a possibilidade da doença em nosso município. Somos todos responsáveis no combate ao mosquito”, finaliza.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS
Anvisa proíbe venda de lotes de fórmulas infantis por risco de contaminação
Município adquire dois novos veículos para reforçar atendimentos da Saúde e Assistência Social
Melhorias nas escolas qualificam ambientes para o retorno às aulas
