Mambuí: até que enfim chega o asfalto
Data de Publicação: 1 de junho de 2019
Crédito da Matéria: Alex Steffen
Fotos: Alex Steffen
Boa parte dos filhos de Arsênio Maldaner caminhavam em meio à rua tem o nome de seu pai. Olhavam aquelas dezenas de pessoas e também autoridades presentes minutos antes de ser iniciada a programação de inaugural da pavimentação asfáltica na localidade de Mambuí.
Em meio a um pátio, fumaça e cheiro de churrasco. Tudo antecipava a festa que viria a acontecer no meio da rua. E não precisava de banda e muita música para fazer as pessoas comemorarem. O asfalto chegara depois de anos de espera. Era uma vez botar o pé no barro para sair de casa. Sem grandes formalidades as pessoas se aproximaram e ouviram as falas dos convidados a compor o protocolo.
Vestindo branco, como simbologia não de um sentimento mas da nova realidade local, João Rafael Nogueira falou em nome da comunidade. “Sabemos o quanto esta comunidade esperou a pavimentação desta rua. Muitas administrações passaram e esta tornou este sonho real. Uso branco. E não foi ao acaso. Os moradores do Mambuí sabem que era impossível ter uma camisa branca no varal, pois acabava mancha pela poeira. Agora tudo irá mudar”, pontuou o morador falando em nome dos demais.
João Augusto Rodrigues da Silva, presidente da câmara de vereadores, enalteceu o trabalho realizado pela equipe e a conquista da comunidade. Saudou a iniciativa e evidenciou que esta não será a obra de pavimentação asfáltica a ser realizada por esta administração.
Joãozinho Weschenfelder, vice-prefeito de Bom Princípio, com a mão sobre o ombro do colega de gestão, reafirmou o compromisso com Fábio Persch e toda a equipe da administração. Por sinal, grande parte dos servidores estavam presentes, parabenizando, uns aos outros, pelo esforço conjunto. Lembrou Joãozinho que, neste mês ainda deve ser feito o anúncio de mais três pavimentações asfáltica neste ano no município de Bom Princípio. Mas, as obras, oficialmente, ainda não foram nominadas.
Era a vez da fala do prefeito Fábio. Com os mesmos 37 anos do município, Fábio Persch, lembrou dos dias em que era entregador de jornal. “Vinha do centro para entregar o jornal na casa da professora Rosângela e do seu esposo Bruno Giusti, que está aqui presente. Andava pela estrada de chão, bem ruim, e pensava, um dia vai ter asfalto aqui, não imaginava que haveria asfalto, muito menos que eu teria a satisfação de ser prefeito e conseguir, junto com a nossa equipe, realizar esta obra”, contou o prefeito pra lá de feliz.
Era a hora de retirar o pano que encobria a placa inaugural. Canísio Remi Backes, secretário municipal de infraestrutura, propositalmente instalou a pedra em uma esquina, onde há chão batido, de modo que as pessoas jamais esqueçam como era a estrada antes da administração de Fábio Persch. Convidada foi Iara Maldaner Kunrath para junto com as autoridades remover o pano que cobria a placa inaugural. Atrás da pedra inaugural, o retrato da simplicidade dos moradores do Mambuí, afinal, entre os carros que iam e vindo, eram, em sua maioria, fuscas, mostrando que não é preciso ter carros de alto valor para que uma comunidade tenha asfalto.
Cones em meio à rua indicavam que seria assim a liberação da via para o ir e vir de veículos. As pessoas foram convidadas a ficar dispostas atrás dos cones, junto às autoridades. O protocolo indicava que o chefe de obras Remo Artus, com 34 anos de vida pública, seria um dos responsáveis a retirar o cone, mas ele, discretamente, abriu mão da honraria, em homenagem à comunidade e ao tempo transcorrido, pediu que fosse Inácio Steffen, o mais antigo morador do Mambuí, quem fizesse tal ato. Lá estavam então, o prefeito, o vice, o secretário de infraestrutura, o presidente da câmara, o servidor das obras Flávio Schmitz e, em destaque, toda a comunidade do Mambuí, estando, a frente, um alegre ancião de 86 anos.
Veio a bênção sacerdotal do padre Júlio Bergmann e os incontidos aplausos dos moradores, que estavam felizes, muito felizes mesmo. Era a hora de comemorar a conclusão de uma obra que custou pouco mais de R$ 1 milhão, de recursos próprios da municipalidade, e contrapartida das dezenas de famílias beneficiadas. Uma nova era iniciava para os moradores do Mambuí, hoje em franco desenvolvimento.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS
Anvisa proíbe venda de lotes de fórmulas infantis por risco de contaminação
Município adquire dois novos veículos para reforçar atendimentos da Saúde e Assistência Social
Melhorias nas escolas qualificam ambientes para o retorno às aulas
