Poço artesiano é concluído e cercado
Data de Publicação: 4 de junho de 2020
Crédito da Matéria: Sabrina M. Schuh
Fotos: Sabrina M. Schuh
A água é elemento fundamental para a existência de vida, além de manter o equilíbrio do meio ambiente.
A outorga é um dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, conforme disposto na Lei Federal nº 9.433/97. A Outorga é o instrumento pelo qual o poder público concede ao particular, empresa ou pessoa física, a autorização para o uso das águas. O certificado de outorga garante o direito de captar a quantidade de água necessária para um empreendimento, evitando multas e punições. A exigência de outorga se destina a todos que pretendem fazer uso de águas superficiais (rio, córrego, açude, lago ou nascente) ou águas subterrâneas (poços tubulares) para as mais diversas finalidades, como abastecimento público para o consumo humano, aquicultura, dessedentação animal e combate a incêndio.
É fundamental proteger as águas de qualquer degradação de suas propriedades físicas, químicas ou sanitárias que possam ocasionar prejuízo à saúde, à segurança e ao bem-estar da população e/ou comprometer seu uso para fins agropecuários, industriais, comerciais e recreativos, causando danos à fauna e flora.
Os poços de captação de água para consumo humano devem ter proteções para minimizar riscos de contaminação. Nos poços mantidos pela Prefeitura de Bom Princípio, a proteção sanitária é feita por meio de laje de concreto evitando o contato de óleo e outros produtos químicos normalmente usados na manutenção da bomba e do poço. Para impedir o acesso de vândalos e animais, deve haver o cercamento da área, o que está sendo feito pela atual administração. Também estão sendo colocadas placas com as informações de cada poço. Lembrando que para garantir a qualidade da água, são feitas análises conforme legislação vigente.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS
Anvisa proíbe venda de lotes de fórmulas infantis por risco de contaminação
Município adquire dois novos veículos para reforçar atendimentos da Saúde e Assistência Social
Melhorias nas escolas qualificam ambientes para o retorno às aulas
