Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de Publicação: 24 de julho de 2025
As agentes comunitárias de saúde (ACS) de Bom Princípio participaram, na tarde desta quarta-feira, de uma capacitação promovida pela Secretaria Municipal da Saúde. O encontro teve como objetivo qualificar ainda mais o trabalho desenvolvido junto às famílias e fortalecer o papel das agentes como multiplicadores de informação em seus territórios. Entre os temas abordados, estiveram o uso racional de medicamentos, a introdução das canetas reutilizáveis de insulina no SUS e a apresentação do programa Primeira Infância Melhor (PIM).
Durante a formação, a farmacêutica e preceptora do curso técnico de ACS Ana Paula Schmitz falou sobre a incorporação das canetas reutilizáveis de insulina à Assistência Farmacêutica Básica do município. Segundo Ana Paula, o primeiro atendimento e as orientações são realizados diretamente na Farmácia Municipal. A partir deste contato inicial, os agentes comunitários passam a ser importantes aliados no esclarecimento de dúvidas simples durante as visitas domiciliares, bem como na identificação de dificuldades no uso dos dispositivos.
Os agentes receberam informações sobre o armazenamento correto da insulina, estabilidade e validade do produto após aberto, transporte seguro, descarte adequado de resíduos e materiais perfurocortantes, além da higienização de glicosímetros. “Importante destacar que o intuito da capacitação não é que os agentes manuseiem os dispositivos, mas sim que tenham informações básicas suficientes para orientar os pacientes quando surgirem dúvidas e para reconhecer situações que demandem encaminhamento às equipes de saúde”, explicou Ana Paula.
Outro ponto importante da capacitação foi a apresentação do programa Primeira Infância Melhor (PIM). A visitadora Laura Isabele Theobald Gossler e a biomédica Milena Fussieger, que atua como monitora do programa e representante da Secretaria da Saúde, conduziram este momento. O objetivo foi apresentar o funcionamento do PIM, seu público-alvo e metas, além de explicar como será o trabalho inicial no território.
Os agentes comunitárias terão um papel estratégico nesta fase inicial, acompanhando as primeiras visitas domiciliares e ajudando na aproximação com as famílias. “Os agentes comunitários conhecem bem a realidade local e têm um vínculo importante com a comunidade. Por isso, serão fundamentais para apresentar o programa às gestantes e responsáveis”, explicou Milena.
A capacitação reforça o compromisso da rede municipal de saúde com a qualificação das equipes e com o cuidado integral às famílias, fortalecendo a prevenção, a educação em saúde e o trabalho em rede no município.