Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de Publicação: 7 de agosto de 2025
Encontro fortaleceu a alfabetização desde a base. Participantes ampliaram conhecimento e compartilharam boas práticas pedagógicas
Líderes de sete municípios — Alto Feliz, Bom Princípio, Feliz, Linha Nova, São Vendelino, Tupandi e Vale Real — estiveram reunidos para um importante momento para a educação regional. Na noite desta terça-feira, 5, Bom Princípio foi palco para o 1º Seminário Intermunicipal de Alfabetização - uma oportunidade para debater estratégias de ensino e trocar práticas pedagógicas voltadas aos anos iniciais do Ensino Fundamental.
O seminário nasceu da necessidade de promover formação continuada de qualidade para professores do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, alinhada às diretrizes do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e do Alfabetiza Tchê. Além disso, o evento buscou fortalecer a colaboração intermunicipal e valorizar as boas práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas da região, ampliando repertórios e promovendo o protagonismo docente no processo de alfabetização.
A abertura contou com a presença do prefeito Vasco Alexandre Brandt, das secretárias municipais de Educação — entre elas Marcia Regina Zamberlan Rhoden (representando Bom Princípio) — além de diretores, coordenadores pedagógicos e professores. A professora Luciana Piccolli, da UFRGS e formadora do Alfabetiza Tchê, conduziu a etapa inicial da formação.
Reflexões sobre transição entre educação infantil e ensino fundamental
Em sua fala, a professora Luciana Piccolli explorou a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Utilizando vídeos de crianças em diferentes fases de leitura, literatura infantil adequada para a fase inicial e material didático produzido pela UFRGS, ela ampliou o repertório pedagógico dos educadores presentes.
Ao final, reforçou a necessidade da atuação articulada entre governos federal, estadual e municipal para garantir formação, recursos e acompanhamento sistemático, com o objetivo de alfabetizar na idade certa e melhorar os indicadores educacionais.
E-Book de experiências intermunicipais
Também durante o seminário, as articuladoras dos municípios lançaram o E-Book "Redes que Alfabetizam: Experiências intermunicipais de boas práticas na alfabetização". Trata-se de um material produzido a muitas mãos, no qual professores alfabetizadores dos sete municípios compartilharam práticas exitosas daquilo que desenvolvem em sala de aula com seus estudantes.
Compromisso com a alfabetização qualificada
Em sua participação, a secretária de Educação, Cultura e Desporto de Bom Princípio, Marcia Regina Zamberlan Rhoden, destacou o valor do 1º Seminário Intermunicipal de Alfabetização, reunindo professores, coordenadores, diretores e secretários de Educação de sete municípios. “Este evento simboliza toda a atenção dedicada à alfabetização dos estudantes da região. Estarmos aqui reunidos demonstra nosso compromisso coletivo com esta etapa tão crucial na vida escolar", afirmou.
Na abertura do encontro, o prefeito Vasco Brandt enfatizou que o seminário representa mais que uma formação: trata-se de uma oportunidade de mútuo crescimento e compartilhamento profundo de saberes. “Esta troca de conhecimentos fortalece nossa educação e renova nosso compromisso com o aprendizado pleno das crianças”, ressaltou o gestor.
Para a secretária Marcia, o seminário foi um grande sucesso. “A participação de um público significativo — professores, coordenadores, diretores e secretários de Educação — demonstra o comprometimento de toda a região com a alfabetização dos nossos estudantes”, avaliou a secretária.
Marcia afirmou que o evento foi “fantástico”. De acordo com ela, a presença da professora Luciana Piccolli reforçou a importância de iniciar alfabetização desde a Educação Infantil, a partir dos quatro anos, com o objetivo de as crianças estarem alfabetizadas plenamente até os oito anos.
Conforme relatou Marcia, a palestrante trouxe sugestões práticas, atividades pedagógicas e dicas de ótimos livros infantis. “Ela comprovou com vídeos como acontece o desenvolvimento das crianças na prática, trouxe material valioso e técnicas concretas para serem aplicadas em sala de aula”, ressaltou.
De acordo com a secretária, o evento foi muito positivo. “Consideramos este seminário extremamente produtivo. Compartilhamos conhecimento e recebemos apoio pedagógico que fortalecem nosso compromisso com alfabetizar na idade certa e melhorar os índices educacionais em nossa região”, avaliou a secretária Marcia.
Para a articuladora municipal do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada Grasiela Zimmer Vogt, o seminário proporcionou uma noite memorável. “Fortaleceu a colaboração intermunicipal, valorizando as boas práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas da região, ampliando repertórios e promovendo o protagonismo docente no processo de alfabetização”, enfatizou.
“Trocas intermunicipais reforçam a importância de estratégias conjuntas e pensadas por etapas escolares para o sucesso do processo de alfabetização, bem como promove a interação e compartilhamento de angústias, dúvidas e vivências que são comuns a todas as professoras, trazendo possibilidades reais de sanar lacunas importantes do processo”, destacou Marieli Rodrigues da Silva Corrêa, coordenadora municipal do programa AlfabetizaTchê. “Trazer a Luciana foi uma escolha acertada, pois ela trabalha na visão prática e real do desenvolvimento, trazendo, não somente ideias e teorias, mas materiais e possibilidades”, avaliou.