Sétima edição dos Jogos Abertos de Capoeira Berimbau Tchê reúne 250 capoeiristas
Secretarias: Saúde, Educação, Cultura e Desporto
Data de Publicação: 6 de outubro de 2025
Evento foi o maior já realizado em Bom Princípio e mobilizou atletas de vários Estados. Encontro celebrou a capoeira como esporte, cultura e ferramenta de inclusão social
O último sábado, 4 de outubro, foi de muita ginga, música e integração no Centro de Convivência de Bom Princípio. O local foi palco da 7ª edição dos Jogos Abertos de Capoeira, promovido pelo grupo Berimbau Tchê, em um evento que se consolidou como o maior já realizado pela organização.
Reunindo cerca de 250 inscritos, a competição contou com a participação de aproximadamente 15 grupos de capoeira vindos de diversas cidades do Rio Grande do Sul e também de outros Estados, como São Paulo e Santa Catarina. O encontro transformou a Terra do Moranguinho em um verdadeiro palco multicultural, onde diferentes estilos e vivências se cruzaram em rodas repletas de energia positiva.
Sob coordenação do professor Fabrício Ferraes (Mondongo), fundador do grupo Berimbau Tchê, o evento foi planejado com dedicação e atenção aos detalhes. Ao lado de sua equipe, o mestre destacou o trabalho coletivo como essencial para o sucesso da programação. “Quando se faz com amor, o resultado é sempre grandioso”, afirmou.
A sétima edição dos jogos também recebeu o apoio do município. O prefeito Vasco Brandt e a primeira-dama, Letícia Chassot, participaram da abertura. O prefeito destacou a importância do evento e expressou o orgulho em ver Bom Princípio sediando um evento de tamanha importância para a cultura e o esporte.
“Para nós, é um grande orgulho receber vocês aqui neste evento tão importante”, afirmou o prefeito. “A gente sabe que este trabalho começou lá atrás, com muita vontade e dedicação. Às vezes, é preciso provar que este é o caminho certo, reflexo disso é este evento com um grupo tão expressivo e cheio de energia”, ressaltou.
O prefeito agradeceu ainda à primeira-dama Letícia, por seu apoio contínuo à capoeira, destacando sua atuação como vereadora nos últimos quatro anos, sempre envolvida com o projeto. Da mesma forma, o grupo também agradeceu o envolvimento da primeira-dama. Segundo os organizadores, o incentivo de Letícia tem sido fundamental para a continuidade de ações que unem esporte, cultura, inclusão e cidadania.
Encerrando sua fala, o prefeito destacou o valor de investir nas novas gerações. “Quando cuidamos dos nossos jovens, dos nossos filhos, estamos cuidando do nosso bem maior”, afirmou. Ainda desejou um excelente evento a todos os participantes e reforçou o compromisso da administração com a continuidade e fortalecimento da capoeira no município. “Podem contar com o apoio do poder público”, afirmou.
Muito além da roda
Além das competições, o encontro foi espaço de trocas, aprendizado e fortalecimento de laços entre praticantes da capoeira. “Cada campeonato é um novo aprendizado. Buscamos melhorar a cada ano, ouvindo com atenção as demandas e sugestões do nosso público, porque acreditamos que a capoeira se constrói em coletivo, com respeito, paciência e amor”, destacou a equipe Berimbau Tchê.
Com o encerramento da edição de 2025, os organizadores celebram o sucesso do evento e já projetam novas edições. “A capoeira é a arte de fazer amigos, e este evento foi mais uma prova disso. Seguimos firmes, fortes e unidos pela capoeira”, resumiu o grupo.








PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Conselho Municipal de Turismo revisa Plano de Metas e propõe criação de associação para fortalecer o setor

Intervenções no Canto Henz: obras ampliam segurança e apoio à agricultura

Alfabetiza Tchê: Educar com inclusão: formação destaca práticas que acolhem e transformam
