Talento e inovação de Bom Princípio brilham na Mostratec
Secretarias: Educação, Cultura e Desporto
Data de Publicação: 4 de novembro de 2025
Alunos da rede municipal participaram da Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, promovida pela Fundação Liberato Salzano. Eles apresentaram projetos que refletem criatividade, pesquisa e compromisso com o conhecimento. A participação é motivo de orgulho para o município, que incentiva cada vez mais a inovação e o protagonismo estudantil.
Confira os projetos:
Tem pitangas no jardim da escola
Estudantes: Arthur Dresch, Joana Gass e Maria Luísa Henz Bendik
Orientadora: Leonice Lucia Ludwig Pittelkov
Na Educação Infantil da Escola Municipal José de Anchieta, as crianças investigaram o ciclo de vida das pitangas após observarem as frutas nos recreios e levantarem diversas perguntas sobre seu crescimento, tamanho e sementes.
Entre abril e julho de 2025, sob a orientação da professora, o projeto explorou partes e funções das plantas, a importância nutricional e medicinal das pitangas, utilizando conversas, vídeos explicativos e interação com profissionais. A iniciativa estimulou a curiosidade, o aprendizado prático e a compreensão do valor dos alimentos naturais.
Eu quero saber...
Por que água é vida?
Estudantes: Cecília Ledur Schommer, Laurieni Zambon Dorneles e Rafaela Ninov Flach.
Orientadora: Fernanda Flores de Freitas - coorientadora: Rosane Maria Steffen Ott
Alunos do 1º e 2º ano da Escola Estadual Pio XII desenvolveram o projeto “Eu quero saber... Porque água é vida?”, inspirado no Show da Luna e voltado à compreensão da importância da água para a vida e sua preservação. Entre março e junho de 2025, os estudantes realizaram atividades práticas, palestras, visitas de campo e campanhas de conscientização, reforçando que pequenas atitudes diárias fazem a diferença na conservação desse recurso essencial. O trabalho foi apresentado na Mostra Científica de Bom Princípio (MIP), despertando o compromisso ambiental e social da comunidade escolar.
Zerando com o preconceito: jogando pela igualdade de gênero
Estudantes: Amanda Luize Dierings, Henrique Kirch e Lara Postai
Orientadora : Márcia Rohr Welter - coorientador: Marcelo Hanauer
Alunos do 7º ano da Escola São Marcos desenvolveram o projeto “Zerando com o preconceito: jogando pela igualdade de gênero”, que busca promover a igualdade de gênero entre alunos dos anos finais do ensino fundamental, por meio de um jogo de tabuleiro pedagógico.
A iniciativa, alinhada à ODS 5 da ONU, aborda a importância das relações de gênero na formação juvenil e o papel da escola na desconstrução de estereótipos. A pesquisa mostrou que o jogo estimula o debate, amplia o conhecimento dos estudantes e contribui para a construção de uma sociedade mais igualitária.
Mundo barulhento: a arte de ouvir com os olhos
Estudantes: Polyana Maria Nonemacher John, Nicolly Carvalho Schlemmer e Victor Daniel da Luz de Lima
Orientadora: Tailise Marques Dias - coorientadores: Elizeu Moura de Souza e Lisiane Ribas Cruz
Desenvolvido por alunos da EMEF São José, o projeto investigou os desafios enfrentados por pessoas surdas e a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação e inclusão.
A pesquisa envolveu entrevistas com surdos, fonoaudióloga, intérprete e professor de Libras, além de questionários com alunos da escola. Entre as atividades, destacou-se o “Chá com Libras”, um encontro de troca e aprendizado sobre a surdez.
O estudo concluiu que a maioria dos estudantes conhece alguém surdo e que o ensino de Libras é essencial para garantir o direito à comunicação e à participação plena das pessoas surdas na sociedade.
Saúde no prato: estratégias de educação nutricional para a melhoria dos hábitos alimentares de adolescentes da escola
Estudantes: Maísa Fidelis Muraro, Luciano Ruby e Leticia Schmitz Schineiders
Orientadora: Rosângela Maria Schoffen Caspari - co-orientadora: Fabiane Dresch
O projeto realizado com estudantes da Escola Estadual Monsenhor José Becker, investigou os hábitos alimentares dos adolescentes e estratégias para torná-los mais saudáveis. A pesquisa constatou que muitos alunos não tinham informações adequadas sobre alimentação equilibrada e destacou a importância de conscientização e prevenção de doenças.
Durante o projeto, os estudantes participaram de atividades práticas em locais parceiros da comunidade, debates, reflexões e conteúdos educativos no Instagram, valorizando alimentos naturais e reduzindo industrializados. Como resultado, foi criada uma horta sustentável na escola, promovendo o contato direto com alimentos orgânicos e incentivando uma relação mais consciente com a alimentação.
O estudo reforça a necessidade de ações educativas contínuas, envolvendo professores e comunidade, para melhorar a saúde e qualidade de vida dos adolescentes.
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