Município fortalece preparação para emergências com criação de comitê intersetorial
Data de Publicação: 22 de junho de 2026
Reforçando as ações de prevenção e preparação para situações de risco, a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a 1ª Reunião do Comitê Municipal para Emergências em Saúde Pública e Desastres. A iniciativa representa um importante avanço no planejamento e na articulação entre os diferentes órgãos responsáveis pela proteção da população.
Durante o encontro, foi apresentado o Plano Vigidesastres, instrumento que orienta a atuação integrada dos serviços municipais em cenários de emergências em saúde pública, desastres naturais e eventos climáticos extremos. O documento será analisado e adaptado conforme as atribuições e a realidade de cada instituição participante.
Participaram representantes da Secretaria Municipal de Saúde, CRAS, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Obras, UPA e SAMU, reforçando o compromisso conjunto com a prevenção, a organização e a resposta rápida diante de possíveis ocorrências.
Como encaminhamento, cada instituição elaborará seu Plano de Contingência, definindo responsabilidades, protocolos e fluxos de atuação. Com isso, o município amplia sua capacidade de resposta, fortalece a integração entre os serviços e avança na construção de uma rede mais preparada para proteger a comunidade em situações de emergência.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS
Iniciativa busca fortalecer agroindústrias familiares
Municipal de Futebol Sete 2026 conhece seus campeões em tarde de grandes decisões
Município fortalece preparação para emergências com criação de comitê intersetorial
