Diretoras discutem Base Nacional Comum Curricular
Data de Publicação: 18 de março de 2019
Crédito da Matéria: Alex Steffen
Fotos: Alex Steffen
Os diretores das escolas municipais de educação infantil e de ensino fundamental de Bom Princípio tiveram reuniões na secretaria municipal de educação tratando de um assunto amplo: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Para o conhecimento da comunidade a BNCC será utilizada em escolas municipais, estaduais e particulares de todo território nacional, com objetivo de apresentar à comunidade escolar (secretários de Educação, diretores de escola, equipe pedagógica, professores, pais e alunos), o que trata o documento homologado em dezembro de 2017, que prevê mudanças no sistema de ensino de todo o país até 2020, e debater nas unidades de ensino como se dará o processo de implementação no estado, com possíveis adaptações locais a partir do documento final.
Movimento Nacional – O “Dia D” é de iniciativa do Ministério da Educação com apoio da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Educação (Consed), promovida pelas unidades de ensino públicas e particulares, com intuito de discutir a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em Santa Catarina, a ação iniciou no dia 6 de março e tem como ponto alto o dia 20 de março, envolvendo toda a comunidade escolar.
Sobre a BNCC – A Base Nacional Comum Curricular foi homologada no dia 20 de dezembro de 2017. É um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.
A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Explanação Projeto Anual da SMECD:
Aproveitando o momento de formação dos diretores quanto à Base Nacional Comum Curricular, foram apresentados, pontos específicos sobre o projeto anual da Secretaria Municipal da Educação Cultura e Desporto.
Ao longo dos anos a Educação do Município de Bom Princípio vem buscando a implantação de um projeto anual de ação que abranja a totalidade de sua rede, a fim de que todos os alunos do município tenham as mesmas bases e princípios reflexivos como norte para a inserção contextualizada dos conteúdos previstos pela BNCC para cada nível do ensino. Para a atual gestão a importância deste trabalho se dá ao nivelamento de possibilidades previsto a todos os alunos e pela abrangência da busca de conhecimento para todos, além de unificar os trabalhos realizados nas escolas do município.
Com este projeto, a Secretaria Municipal visa a unificação dos trabalhos realizados nas escolas de diferentes esferas do município, a fim de que todos os indivíduos sejam igualmente inseridos no processo de ensino/aprendizagem, considerando que a escola é um espaço voltado à formação humana, ao desenvolvimento integral, em aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
"Clareza das responsabilidades, formação adequada e ambiente colaborativo asseguram que todos atuem por um ensino de qualidade. Em uma escola, há professores, gestores - diretor, coordenador pedagógico e outros - e funcionários como vigias, secretários, serventes, auxiliares, estagiários... Ter tantas pessoas trabalhando juntas, porém, não garante a constituição de uma equipe. É preciso mais: cada integrante deve saber qual sua função no grupo e levar em consideração o todo, contribuindo para um objetivo comum. No caso, o de garantir a aprendizagem dos alunos. O diretor, equipe gestora é quem conduz a construção de um time coeso. O processo capitaneado por ele deve ser contínuo, com avaliações constantes sobre a atuação geral e individual. Criar um clima pedagogicamente frutífero na escola demanda esforço”, destaca Jéssica Juchem que é coordenadora pedagógica do ensino fundamental.
Na opinião da coordenadora pedagógica da educação infantil, Ingrid Schuh Winter, a BNCC "defende a importância do foco na Educação Infantil no momento, já que a arquitetura do cérebro humano se constrói nos primeiros anos de vida, quando os alunos recebem influências que farão parte de toda a vida. Além disso, ela ressalta a flexibilidade do documento, que abandona algumas pressões para um momento certo de aprendizagem, devido às múltiplas dimensões de desenvolvimento na infância."
Também a secretária de educação, Vanessa Fribel de Quadros Steffen, destaca a importância de uma base comum em nível nacional, considerando que a educação é a única maneira de avançar como sociedade. "Uma Base que não pode ser considerada como um modelo único e portanto, estará em constante transformação, de acordo as necessidades dos locais e contextos nos quais ela se aplica", finaliza Vanessa.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS
Anvisa proíbe venda de lotes de fórmulas infantis por risco de contaminação
Município adquire dois novos veículos para reforçar atendimentos da Saúde e Assistência Social
Melhorias nas escolas qualificam ambientes para o retorno às aulas
