Professores intensificam preparação para a volta às aulas
Secretarias: Educação, Cultura e Desporto
Data de Publicação: 25 de janeiro de 2021
Crédito da Matéria: Alex Steffen
Fotos: Divulgação/SMEC
Fonte: SMEC
Em meio à pandemia da Covid-19 os desafios são recorrentes e praticamente diários, assim, na área de educação, quando se fala da volta às aulas presenciais, os educadores também têm uma série de adequações a serem feitas ao seu modo de dar aulas.
Para a organização foi realizado um questionário on-line, onde a família pode optar pelos dias e turnos na semana. A secretaria de educação buscou atender cada necessidade, porém sempre são necessários ajustes, adequando a necessidade da família às possibilidades das escolas.
De acordo com a secretária de educação, Vanessa Fribel de Quadros Steffen, este é um período de adaptação ao retorno presencial. E esse retorno pode sofrer alterações a qualquer momento dependendo dos protocolos do governo do Estado e do aumento de casos positivos.
Os protocolos de saúde são imposição do governo estadual e cabe ao município aplica-los nas escolas. “Por hora manteremos essa forma de atendimento até quando houver uma mudança na exigência dos protocolos”, destacou a secretária apresentando o modo em que as aulas serão ministradas..
As aulas iniciam de modo híbrido, portanto, com aulas presenciais e virtuais intercaladas com atendimento presencial em alguns dias por semana.
Escolas São José (Morro Tico-Tico) e "12 de Maio" (Centro) atenderão até o 3º ano em 4 dias da semanas (segundas, terças, quintas e sextas) e do 4º ao 9º ano em 2 dias por semana, em grupos intercalados: Grupo A com aulas presenciais na segunda e na terça e atividades remotas na quarta, quinta e sexta; e Grupo B com aulas presenciais na quinta e na sexta, e atividades remotas na segunda, terça e quarta.
Escolas São Luís (Bela Vista), São Marcos (Nova Colúmbia), Nossa Senhora da Piedade (Piedade), José de Anchieta (Bom Fim Alto) e Albino Hartmann (Arroio das Pedras) atenderão os alunos 4 dias na semana (segundas, terças, quintas e sextas), com algumas turmas no turno da manhã e outras no turno da tarde.
Nas quartas-feiras haverá planejamento dos professores e higienização intensificada em todas as escolas. Neste dia os alunos terão aulas on-line.
As escolas já estão passando por adequações de espaços, sendo marcados os mesmos com fitas, de modo que as turmas serão atendidas em 50% do total da turma respeitando as demarcações e a metragem das salas.
Em período pandêmico não haverá contraturno escolar.
Nessa semana os profissionais das sete escolas do Ensino Fundamental e do CADE serão testados quando ao Covid-19. No dia 27, quarta, às 19h30 haverá uma Live pelo canal da SMECD sobre os Protocolos de Saúde a serem respeitados no Ensino Fundamental, tendo os educadores como público alvo.
“Essa organização de atendimento presencial possibilita ao aluno um contato semanal com os professores garantindo a interação necessária para o bom andamento do ano letivo. Sabemos que temos várias lacunas de 2020 e buscamos assim, garantir que os alunos consigam atingir o que não foi aprendido”, destaca a Secretária de Educação, Vanessa Fribel de Quadros Steffen.
As aulas estão programadas para iniciar em 1º de fevereiro.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS
Anvisa proíbe venda de lotes de fórmulas infantis por risco de contaminação
Município adquire dois novos veículos para reforçar atendimentos da Saúde e Assistência Social
Melhorias nas escolas qualificam ambientes para o retorno às aulas
