Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
menu
×
Notícias

Rede Marista celebra 125 anos de presença no Sul com inauguração de Centro de Espiritualidade e Memória


Data de Publicação: 4 de agosto de 2025



Exatos 125 anos depois da chegada dos Irmãos Maristas ao Sul — em 2 de agosto de 1900, em Bom Princípio — a Rede Marista resgatou esta data simbólica com uma cerimônia solene. Na manhã de sábado, 2, o mesmo local que testemunhou o início da missão marista, foi palco para a cerimônia de inauguração do Centro de Espiritualidade e Memória Marista (CEMM).

O ato reuniu centenas de convidados, entre irmãos, leigos, colaboradores e autoridades regionais. A celebração combinou resgate histórico da trajetória dos Irmãos Weibert, Marie Berthaire e Jean Dominici, leitura da placa inaugural, momentos de reflexão espiritual, homenagens e uma celebração eucarística. O ponto alto foi a entrega oficial do CEMM — um espaço construído exatamente onde começou a jornada marista — como símbolo de continuidade do legado, identidade e espiritualidade construídos ao longo dos 125 anos.

 

CEMM: um marco para evangelização e memória
Um dos momentos mais aguardados do evento foi o de inauguração do Centro de Espiritualidade e Memória Marista (CEMM), no prédio revitalizado do antigo Juvenato Sagrado Corção de Jesus. O CEMM é um espaço de referência sobre a identidade carismática marista e sua trajetória. Aberto ao público, o Centro conta com diversos ambientes ligados ao patrimônio histórico, à espiritualidade e à formação.

 

Falas Institucionais
Ao abrir a solenidade, irmão Deivis Alexandre Fischer (Provincial da Província Marista Brasil Sul‑Amazônia) relembrou a chegada dos Irmãos Weibert, Marie Berthaire e Jean Dominici a Bom Princípio e enfatizou a relevância do Centro de Espiritualidade e Memória Marista. “Estes irmãos trouxeram consigo o sonho de poder desenvolver, nestas terras, a evangelização, a educação, o carisma marista. Ao olharmos para a nossa história, somos convidados a resgatar e trazer presente o espírito que os moveu”, destacou.

Sua fala destacou que o CEMM não é apenas um espaço físico, mas um reativo às raízes do legado marista, um convite à reflexão comunitária, memória viva e renovação pastoral.
O prefeito Vasco Alexandre Brandt, também prestigiou a programação acompanhado da primeira-dama, Letícia Chassot, a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Marcia Regina Zamberlan Rhoden, e a responsável pelo Departamento de Cultura, Maria Sirlei John.

“Celebramos hoje um marco na história Marista, que celebra os 125 anos da sua chegada e atuação no Sul do Brasil! Em nome de Bom Princípio e região, nosso sentimento de gratidão e profundo reconhecimento pelas importantes contribuições à educação e ao desenvolvimento da rede marista ao longo desta trajetória”, ressaltou o prefeito.
Conectando passado e futuro, o gestor municipal anunciou o desejo explícito de estabelecer parcerias com a PUCRS. “Anuncio aqui, de forma veemente, nosso desejo de firmar parcerias com a universidade nas áreas da Inteligência Artificial, da Engenharia, da Inovação, do Agronegócio, do Turismo, da Cultura, da Pedagogia, da Saúde e da Liderança”, enfatizou.

O prefeito ainda acrescentou que a inauguração do CEMM, bem como a revitalização de todo o Centro Vocacional Marista, representa um legado físico e simbólico para o município. “Bom Princípio agradece por este cartão postal e por esta linda obra que temos na nossa histórica rua Irmão Weibert”, disse.

“Que este momento festivo seja também um bom princípio para aquilo que buscamos daqui para frente, e que pode representar, a exemplo de 1900, um novo marco e um divisor de águas na formação da nossa gente”, enalteceu o prefeito, parabenizando ainda a todos que valorizam o conhecimento, a espiritualidade, a fé, o amor, o trabalho e a bondade.

 

© Copyright 2025 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Bom Princípio/RS

topo