Alfabetiza Tchê: Educar com inclusão: formação destaca práticas que acolhem e transformam
Secretarias: Educação, Cultura e Desporto
Data de Publicação: 10 de outubro de 2025
A alfabetização é uma das etapas mais importantes da vida escolar. Por isso, investir na formação dos professores que atuam nos anos iniciais é essencial para garantir uma educação de qualidade e para todos. Pensando nisso, a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto promoveu mais um encontro do programa Alfabetiza Tchê, reunindo as professoras alfabetizadoras da rede municipal e estadual, juntamente com a formadora municipal Joseane Rosa Rockenbach.
O encontro ocorreu no Centro de Atenção e Desenvolvimento (CADE) e teve como foco principal o fortalecimento das práticas de leitura e escrita. Também abordou a importância da inclusão e das adaptações curriculares desde os primeiros anos do ensino fundamental.
O encontro deu continuidade ao processo formativo voltado à alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco no fortalecimento das práticas de leitura e escrita. Além disso, o grupo teve a oportunidade de aprofundar os debates sobre diversidade, inclusão e adaptações curriculares, aspectos fundamentais para garantir o direito de aprender a todos os estudantes.
Durante o encontro, as participantes conheceram melhor a estrutura do CADE, espaço que teve seu atendimento ampliado em 2025, reafirmando seu papel estratégico na formação e no cuidado com o desenvolvimento educacional do município. Destaque também para a participação das professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que trouxeram reflexões valiosas e sugestões práticas de adaptações curriculares na perspectiva inclusiva, fortalecendo o compromisso com uma educação acessível e equitativa.
A secretária de Educação, Cultura e Desporto, Marcia Regina Zamberlan Rhoden, esteve presente e destacou a relevância do trabalho desenvolvido pelas alfabetizadoras como base essencial para o sucesso da trajetória escolar dos estudantes. A formação nos anos iniciais é decisiva. É neste momento que se constroem as bases não apenas das aprendizagens acadêmicas, mas também das relações escolares e da cidadania. Por isso, investir em formação e em recursos é prioridade”, reforçou a secretária.
Como reconhecimento e incentivo às práticas pedagógicas, cada escola recebeu uma plastificadora e materiais para plastificação, que serão utilizados na confecção de jogos e materiais pedagógicos duráveis e de qualidade, ampliando as possibilidades de ensino-aprendizagem em sala de aula.


PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Conselho Municipal de Turismo revisa Plano de Metas e propõe criação de associação para fortalecer o setor

Intervenções no Canto Henz: obras ampliam segurança e apoio à agricultura

Alfabetiza Tchê: Educar com inclusão: formação destaca práticas que acolhem e transformam
